'

Conheça os alimentos típicos da primavera

20170914

Conheça os alimentos típicos da primavera

A primavera está chegando e com ela as frutas, verduras e legumes das mais variadas cores e sabores! Aproveite para consumir esses alimentos da época, pois são mais nutritivos, frescos, saborosos, além de mais baratos. As frutas que se destacam nesta temporada são para abacaxi pérola, morango e mamão. Entre os legumes que fazem sucesso são abóbora e berinjela. Entre as verduras, alho poró, almeirão, espinafre, aspargos, brócolis e couve de bruxelas.

Todos conhecem aquele ditado que fala: quanto mais colorido o prato, mais rico ele é em vitaminas e minerais. A pigmentação de cada alimento indica a presença de nutrientes diferentes que auxiliam no funcionamento do organismo. Por isso, é importante consumir uma refeição com cores variadas.

Conheça a seguir os benefícios dos alimentos da primavera:

berinjela_14740_l

Berinjela: possui uma pequena quantidade de vitamina B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também podem ser encontrados sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

428

Abóbora: possui vitaminas do complexo B como a niacina, que apresenta importante ação no metabolismo celular. Também podem ser encontrados na abóbora o cálcio e o fósforo, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

morango

Morango: é uma fruta rica em vitamina C, que influencia no sistema imunológico. E também apresenta outros nutrientes na sua composição, como: betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio e em menor quantidade de vitaminas A e B.

abacaxi

Abacaxi: possui significativa quantidade de vitamina C, essencial para a formação do colágeno e melhora a absorção do ferro. Rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

os-14-benefícios-do-mamão-para-saúde

Mamão: possui grande quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B, que influenciam no sistema imunológico. Os nutrientes podem variar em relação à espécie. Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão, que funciona como facilitadora do processo de degradação de proteínas.

brócolis-500x334

Brócolis: é conhecido por conter um elevado teor de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea. Também é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico (folato), importante para a formação de células sanguíneas.

Espinafre

Espinafre: excelente fonte de vitaminas A, B, C e D e de alguns minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Apesar da estação oferecer alguns vegetais característicos, que ganham preços mais atrativos nos mercados, é importante lembrar de manter uma alimentação equilibrada o ano inteiro, e não focar apenas nos alimentos da época.

Fonte: pfizer

 

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.