'

Unidos contra o desperdício de alimentos: 1ª World Disco Xepa Day acontece no Mercado Municipal

World Disco Xepa Day | Primeira Disco Xepa acontece no Mercado Municipal de Curitiba

Unidos contra o desperdício de alimentos: 1ª World Disco Xepa Day acontece no Mercado Municipal

Mais de 30 países irão promover o evento do Slow Food Youth Network (SFYN) no dia 29 de abril, como objetivo de conscientizar sobre o desperdício de alimentos.

O primeiro World Disco Xepa Day promete ser gigante: no dia 29 de abril de 2017, pessoas de 33 países vão unir forças para lutar contra o desperdício de alimentos. Disco Xepa, ワールドディスコスープデー ou Schnippeldisko, a Disco Xepa tem diferentes nomes e pode acontecer em festivais, universidades, em meio a feiras ou mercados e até mesmo em um pequeno encontro, não importa.  O objetivo é criar um ambiente de conscientização não apenas com palestras, oficinas e culinária, mas também com música, arte e, porque não, também uma festa.

Em Curitiba a Disco Xepa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), através do Mercado Municipal e Feira Livre do Alto da Glória. Abordando o tema consumo consciente e desperdício, estudantes, chefs e voluntários irão coletar,  lavar, limpar, cortar e cozinhar alimentos que seriam descartados, mas que estão bons para o consumo.

Coordenado por Gabriela Bonilha, do SFYN Brasil e Slow Food Coré-Etuba, a Disco Xepa Curitiba terá a presença dos chefs Claudinei Oliveira, Délio Canabrava, Eva dos Santos, Gabriela Carvalho, Manu Buffara e Vânia Krekniski que irão participar com estudantes e voluntários da coleta e preparação dos alimentos que serão servidos ao público para degustação.

Com início às 10h30 no Mercado Municipal, o evento contará com oficina de hortas urbanas em caixa de isopor, e também exposição fotográfica criada pelos alunos da UTFPR.

A Disco Xepa além de ser um evento gastronômico, artístico e musical, que reúne jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros e todos os defensores desta batalha contra o desperdício de alimentos, é uma ferramenta de transformação, que reúne diversos conhecimentos para a educação e conscientização.

Os diferentes formatos do Disco Xepa irão acontecer em mais de 80 eventos espalhados pelos quatro cantos do mundo em países como: Brasil, Holanda, Irã, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França Japão, Escócia, Bélgica, Chipre, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, Porto Rico, México, Moçambique, Tanzânia, Uganda, Kenya, Nigéria, Espanha, Inglaterra, Suíça, Itália Dinamarca, Índia, Coréia do Sul, Camboja, Filipinas, Indonésia.

Confira também os eventos que acontecem ao redor do mundo e que estão cadastrados no mapa do World Disco Xepa Day: https://goo.gl/URDgva).

Confirme sua presença no evento no facebook: https://goo.gl/6DRV7A

Gostaria de ser voluntário no evento? Cadastre-se agora no formulário: https://goo.gl/bCdJE1

SERVIÇO

World Disco Soup Day Curitiba – SÁBADO DIA 29/04/207
Mercado Municipal de Curitiba – Av. Sete de Setembro, 1865
Horário: 10:30 às 14:30
Evento gratuito e aberto ao público.