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Mercado Municipal de Curitiba sedia o 2º Campeonato Brasileiro de Torra de Café

Mercado Municipal de Curitiba sedia o 2º Campeonato Brasileiro de Torra de Café

Dentro das Comemorações dos 60 anos, o Mercado Municipal de Curitiba irá sediar o 2º
Campeonato Brasileiro de Torra de Café, cuja competição classifica o campeão para
disputar a etapa mundial em setembro (World Coffee Roasting Championship).
O evento será realizado de 01 a 04 de agosto das 8 às 19h no mezanino do setor de
orgânicos e contará com a participação de 24 competidores inscritos os quais terão que
planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas:
treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação
física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por
um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal.

Programação:
Quarta, 01 de agosto: Reconhecimento dos cafés, máquinas, técnicos de apoio e fluxo da
competição.
Quinta, 02 de agosto: Classificação, planejamento e execução teste do plano de torra.
Sexta, 03 de agosto: Execução oficial do plano de torra e workshop para juízes
sensoriais.
Sábado, 04 de agosto: Calibração dos juízes sensoriais, análise das torras pelos juízes e
competidores, anúncio do campeão e festa de confraternização.

O júri do campeonato será presidido pelo polonês Lukasz Jura, representante da World
Coffee Events (WCE), expert em competições de torra e coordenador dos trabalhos dos
juízes na edição de 2017 no Brasil. Esses profissionais analisarão o desempenho dos
torrefadores com base em critérios como comparação da torra executada com o plano de
torra informado, avaliação sensorial do café torrado e classificação física correta, que é a
novidade da competição neste ano e foi incluída por ser uma etapa obrigatória no
campeonato mundial. O campeão brasileiro será aquele que for mais fiel à curva de torra
planejada e obtiver maiores notas na bebida.
O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA (Brazil Specialty Coffee
Association) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos) e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no
mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o
mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de
tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a
expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção
nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e
incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês
de 2020, tendo como mercados-alvo: (I) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do
Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido,
Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (II) Argentina, China
e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

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